quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Campo do Crioulo um berço cultural no município de Lagarto, é assim que podemos definir um povoado que se localiza a cerca de 15 km do centro da cidade, mas, que em meio à simplicidade de uma gente trabalhadora, humilde, porém ávida por dias melhores, brotam talentos artísticos que encantam sua comunidade e enchem de orgulho aqueles que veem nos movimentos culturais, um meio de liberdade de expressão, envolvimento social e acima de tudo manutenção dos saberes e fazeres de um povo.

Quando pelos idos de 1992 surgia a banda lacertae, hoje conhecida nacionalmente. Ninguém podia imaginar que aquele projeto inicial poderia tomar proporções tamanhas, refiro-me que crianças ao verem, ouvirem e sentirem de perto aqueles instrumentos e sons, puderam se inserir, crescendo com a vontade de também serem um dos componentes da banda, ou até mesmo formarem seus próprios grupos.

Não demorou muito para que o sonho pudesse se tornar realidade, foi com essa influência que por volta de 2002, Marcelo Zane, Diel Chitara, Alan e Begoubêu, jovens inseridos em um cenário de pouca diversão, encontraram na música um esteio para seus entretenimentos. Desde cedo criando melodias e arranjos, contemplando em suas letras mensagens de cunho preservacionista (meio ambiente), e enaltecendo o cheiro da nossa terra, misturando sons e ritmos populares e folclóricos. Esses aventureiros culturais se aproximaram e formaram a banda Zanimais. O nome já demonstrava a relação do grupo com a natureza, e com a dialética tipicamente popular.