quarta-feira, 11 de setembro de 2013


POR José Uesele O. Nascimento

O Grupo Cultural "Tecendo a Manhã" foi fundado em meados de 2005 por Fábio de Oliveira, que, na ocasião, recebeu o apoio de César de Oliveira e Uesele Nascimento (ainda hoje integrantes do grupo). Inicialmente, a ideia era apenas reunir pessoas que comungassem do gosto pela poesia e realizar saraus literários na sua pacata cidade de origem, Lagarto. O primeiro deles aconteceu no dia 03 de setembro de 2005 e teve como foco a obra de João Cabral de Melo Neto, autor do poema "Tecendo a manhã", que dá nome ao grupo. Sucederam a esse outros tantos saraus, a exemplo dos que trabalharam a poesia de Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa e Florbela Espanca, sempre primando pela poesia e pelas apresentações musicais que desfechavam os eventos.

Ao longo do tempo, sentiu-se a necessidade de expandir a ideia e as atividades artísticas. Depois de um período de latência, veio a primeira peça encenada pelo grupo: O Oratório de Santa Maria Egipcíaca, que ficou em cartaz em 2008 e cujo texto é da poetisa Cecília Meireles. O grupo agora tinha uma formação mais fixa do que na época dos saraus, fator determinante para a consolidação desse e dos trabalhos que estariam por vir.

POR José Uesele O. Nascimento


Foi fundado em 2003 por jovens da comunidade do Alto da Boa Vista - Lagarto/Se, o grupo surgiu de uma ideia despretensiosa de evangelizar através da arte em eventos de cunho religioso, com o tempo a ‘brincadeira’ ganha força e feições de coisa séria, e logo aqueles jovens amigos que cresceram juntos estariam representando Lagarto em outras cidades de Sergipe.

O trabalho é desenvolvido com jovens da comunidade com intuito de tirá-los da ociosidade através da vivência comunitária despertando, assim, o sentido de pertencimento e a valorização da cultura local fazendo com que assumam sua identidade cultural.