quarta-feira, 11 de setembro de 2013


POR José Uesele O. Nascimento

O Grupo Cultural "Tecendo a Manhã" foi fundado em meados de 2005 por Fábio de Oliveira, que, na ocasião, recebeu o apoio de César de Oliveira e Uesele Nascimento (ainda hoje integrantes do grupo). Inicialmente, a ideia era apenas reunir pessoas que comungassem do gosto pela poesia e realizar saraus literários na sua pacata cidade de origem, Lagarto. O primeiro deles aconteceu no dia 03 de setembro de 2005 e teve como foco a obra de João Cabral de Melo Neto, autor do poema "Tecendo a manhã", que dá nome ao grupo. Sucederam a esse outros tantos saraus, a exemplo dos que trabalharam a poesia de Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa e Florbela Espanca, sempre primando pela poesia e pelas apresentações musicais que desfechavam os eventos.

Ao longo do tempo, sentiu-se a necessidade de expandir a ideia e as atividades artísticas. Depois de um período de latência, veio a primeira peça encenada pelo grupo: O Oratório de Santa Maria Egipcíaca, que ficou em cartaz em 2008 e cujo texto é da poetisa Cecília Meireles. O grupo agora tinha uma formação mais fixa do que na época dos saraus, fator determinante para a consolidação desse e dos trabalhos que estariam por vir.

POR José Uesele O. Nascimento


Foi fundado em 2003 por jovens da comunidade do Alto da Boa Vista - Lagarto/Se, o grupo surgiu de uma ideia despretensiosa de evangelizar através da arte em eventos de cunho religioso, com o tempo a ‘brincadeira’ ganha força e feições de coisa séria, e logo aqueles jovens amigos que cresceram juntos estariam representando Lagarto em outras cidades de Sergipe.

O trabalho é desenvolvido com jovens da comunidade com intuito de tirá-los da ociosidade através da vivência comunitária despertando, assim, o sentido de pertencimento e a valorização da cultura local fazendo com que assumam sua identidade cultural.

Pesquisar

Carregando...

Quem sou eu

Minha foto
Renato Araujo Chagas, graduando em História pela Universidade Federal de Sergipe.

Leitores Online

online

Total de visualizações